quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Palavras Encantadas do País das Maravilhas

Buá
Verbo de origem musical, derivado de “ensaboar”.
Alice entra no chuveiro, senta no banquinho e espera o carinho da mãe. O asseio vem com música: Nane ensaboa a mulata. A criança é muito pequena, não se cuida sozinha, mas recria o verbo do banho. Ensaboando tem o som reduzido. Buando é o gerúndio que ela apreende. Tomar banho se escreve buá – minha filha não escorrega o erre e acentua a vogal temática com firmeza.

Cambote
Substantivo masculino, parte do corpo do pai.
Alice pede para brincar comigo. Quer dar voltas no ar até ficar tonta, ou ser levada pelos pés com os cabelos lambendo o chão. Eu não tenho mais pique: proponho uma dança, mas a valsa no colo dura pouco. A criança insiste, quer ir além: estar mais perto do céu parece ser a solução. Cambote é pescoço e pode ser escada. Felizmente, ela é miúda e as dores que vêm à noite não atrapalham o meu sono.

Estremida
Adjetivo sazonal, dos meses mais frios.
Depois da aula de natação, batendo os dentes, Alice pede a toalha. Faz questão de mostrar os pelinhos eriçados e diz: olha como eu estou estremida, pai! Arrepiada foi a primeira palavra que ganhou sinônimo no glossário de palavras encantadas.

Mandora
Substantivo feminino de personalidade forte.
O que sai da garganta da menina é uma ordem: eu sou a mandora, pai! A palavra não contém erro de digitação, e trocar letras não será suficiente para explicar seu significado. No sofá, estamos prontos para começar o jogo; temos os controles enlaçados nos pulsos e a tela aguarda nossas primeiras decisões. Alice é o jogador número 1, vai comandar a brincadeira. Mandora significa líder.

Desfiloso
Adjetivo indefinido.
Alice vê o cartaz na saída do cinema e repete a propaganda da televisão: já está nas lojas, mãe! Nane explica que é o quarto de uma série de filmes e convida a menina para ver o primeiro. Ela aceita, desde que seja na mesma tarde. Alguns dias depois, curada da ansiedade e ainda curtindo as férias, reconhece os Piratas da Disney. Sobre Jack Sparrow, a filhota comenta: ele é muito desfiloso.

6 comentários:

  1. Muito bom! E eu concordo que o Jack Sparrow é muito "desfiloso" mesmo rsrs

    ResponderExcluir
  2. As "Alices", no geral, são muito mandoras mesmo. haha

    Adorei o blog! Beijos

    ResponderExcluir
  3. hahaha
    muito bom
    adoro essas crianças geniais

    ResponderExcluir
  4. Não tinha lido essa ainda!!!! Pra variar, ADOREI!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Desfiloso!!!! + o ESTREMIDA foi o melhor!!! Alice linda!!! Acho tão bonito estes registros que você faz! Parabéns mais uma vez! E as ilustrações? Fora de série! É um prazer acompanhar este blog!

    ResponderExcluir