domingo, 20 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 – Parte I

Uma retrospectiva é como um road movie. Ventam paisagens inesquecíveis, imagens que despertam todos os sentidos.

E lembrar de janeiro, é sentir o cheiro da liberdade nas altas montanhas dos Andes. O primeiro mês do ano aguça o paladar com bife de tira, cordeiro patagônico e Malbec. O vôo de volta traz Muidinga de novo ao blog e a “Terra Sonâmbula” de Mia Couto.

Fevereiro leva a viagem ao extremo “Na Natureza Selvagem”. Mostra que o carnaval pode ser um inferno e que as coisas precisam mudar. Daí, tiro os sapatos na terapia e março é um mês de reflexão. O tempo com Alice me leva ao teatro, sem medo do lobo mau ou mesmo da chapeuzinho, e aos “Goonies”, que ela não se cansa de ver.

Chegam abril e os tempos de fazer onda. Movimentos “Pra se ter Alegria”, com Roberta Sá. Movimentos para encontrar paz na serra, na Toca-Terê ou saboreando os pratos de Dona Irene. Movimentos para alcançar maio com a libido em alta, para conquistar e reconquistar todos os dias. Movimentos para desafiar a cegueira, como Julianne Moore no ensaio de Meirelles.

Sorrir em Floripa é continuar viajando em junho, é tirar fotos pensando nas molduras, é comer camarão, é querer repetir o passeio com a família. Quando voltamos, “À Espera de um Milagre”, Nane encontra seu escritor favorito, entrega seu primeiro copidesque e decola.

Em julho a diversão continua com a festa da Alice. Hora de costurar retalhos no jeans e colocar o chapéu de cangaceiro; comer paçoca, bolo de aipim e arroz doce. Alice já fala da próxima festa: “Happy Pottem”, Hermione! Para mim, julho é o mês de revisitar o Cemitério dos Livros Esquecidos e de pensar em alternativas para o que, há tempos, não me satisfaz mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário