segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Questões Essenciais

Eram quase onze horas e Alice ainda estava acordada. Resolvi deitar ao seu lado para tentar ajudar, perguntei o que estava acontecendo, por que não conseguia dormir, e ela desandou a perguntar:

– Antes... bem antes, tinha planeta? Como eles começaram, pai?

Falei dos cientistas, de pesquisas e da explosão que deu origem a tudo. Também das estrelas. E disse que o sol era uma estrela.

– Mas ele é assim... – com o dedo, ela desenhou um círculo no escuro e continuou – pai, eu queria saber mais duas coisas.

Ela queria saber sobre a origem dos armários. Fácil: um homem, que precisava guardar suas coisas, teve uma grande ideia, fez um desenho, cortou madeira e mãos à obra! Assim que relacionei a madeira à árvore, ela foi ao xis da questão:

– Eu sei, pai. Mas, e a semente?

Escapei de mais explicações quando ela ensaiou o sinal da cruz. Já que havia um interesse óbvio sobre as origens das coisas, preferi falar da Santíssima Trindade. Quando cheguei ao Espírito Santo, os olhos de Hermione brilharam:

– Deus tem magia?!

A curiosidade parecia interminável. Ela tinha dito que seriam mais duas perguntas, mas, naquele ritmo, poderiam chegar a vinte. Era por isso que não conseguia dormir: a cabecinha não parava de trabalhar.

– Teve guerra aqui?

Contei que tivemos poucas guerras no Brasil. E ainda que, quando o vovô era criança, aconteceu a maior delas, na França e em outros países que ficam bem longe.

– Teve gente que morreu por isso?

Não menti e aproveitei para tentar encerrar a conversa. Não era hora de pensar em tanta coisa. Insisti: ela tinha que descansar a cabecinha para conseguir dormir. Não adiantou, e o assunto mudou de novo.

– Antes eram índios que moravam aqui. Onde eles moram agora?

Alice respondeu antes de mim: os índios vivem em uma ilha. Em seguida, junto com a tribo, ela trouxe sérios questionamentos sobre os pés do curupira e a perna do saci. Não aguentei tanta imaginação e quase implorei pelo fim da história. Ela propôs o seguinte:

– Pai, a gente pode ver os planetas na Internet e visitar os índios na ilha deles.

Já decidi que o Planetário e o Museu do Índio vão entrar na agenda da Alice. Os temas de guerra e paz podem esperar.

3 comentários:

  1. A melhor de toda essência esta alma infantil. Portanto, guerra não faz sentido nesse mundo e a paz com certeza será importante para HUMANIDADE!!!

    Alice é uma menina que sabe das coisas...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Alice é muito curiosa, demonstra inteligência.

    parabéns.

    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Maravilha, Alice. Cabeça pensante e indagadora. Estilo que gosto mas também dá angústia em saber que também não para de trabalhar. Alice, Alice, tem que pensar numa viagem interestelar para focar a cabecinha. Beijo especial.

    ResponderExcluir