sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Sopa de Letrinhas

Alice me acaricia, despenteia meu cabelo, tenta ajeitar uma franjinha quase emo na minha testa. Diz que eu tenho que ficar igual ao Justin Bieber. Nane protesta, defende a mim e aos nossos ouvidos. A criança retruca como um raio: E Luan Santana, pode? Trocamos olhares inconsoláveis. Constatamos que o nosso meteoro da paixão precisa de mais rock, além do que ouve no carro e do que vê em alguns clipes de Glee no iPod da mãe.

Nane diz então que ela tem que conhecer Halford, Hetfield e Dio. Eu faço em silêncio uma ressalva: desde que conhecer se resuma a ouvir. E me corrijo: imagem não é problema para a pequena fã de Darth Vader. Nane explica que gosta de rock pesado, tipo “Die, Die, Die” O exemplo é quase perfeito: o refrão é fácil demais, pode parecer leve para quem ainda não fala inglês.

Se Alice não se lembra, temos a filmagem que registra a cena inesquecível da pequena headbanger para mostrar no computador e na Internet. Está no Youtube. Ali, o madrinho, o consorte da dindinha, exibe a qualidade da imagem da televisão nova com um show do Manowar. Ao menor sinal de interesse da menina, ele começa a balançar a cabeça e simular a guitarra. Com quase três anos, Alice o acompanha, canta o refrão, encontra o ritmo e dança com graça. Aos seis, ela diz que ainda se lembra daquele dia. Nane aproveita para dizer que papai também gosta de rock, mas prefere algo mais leve. Eu apenas sorrio. A menina nos olha sem expressão, incapaz de entender a diferença de peso.

Penso em alternativas e acabo encontrando os Titãs na estante. Melhor que seja em português, para criar identificação com letra; e que seja acústico, para darmos um passo de cada vez. Coloco o CD para tocar, mas o aparelho não coopera: pula as músicas até encontrar os Bichos Escrotos que a plateia canta – pesado demais, tanto que até as sobrancelhas de Platão ficam eriçadas. Com esforço, consigo enfim fazer a máquina começar pela primeira música.

Comida é água, quase uma sopa. Alice se distrai com uma revista, deixa tocar. E eu entendo a relação entre Arnaldo Antunes e Palavra Cantada: a sopa do neném tem letrinhas de música.

5 comentários:

  1. É rodolpho... caminho árduo esse, afinal a Alice vive na era Justin Bieber e Luan Santana! kkkkkkkkkkkkk

    Mas não desiste não!!!

    ResponderExcluir
  2. Mostra o Kiss pra ela, cara...eu nem curto muito a banda, mas pra crianca, ver quatro mascarados no palco deve ser bem hipnotizante!

    Abracao, e parabens pelo artigo!

    Rodrigo Altaf

    ResponderExcluir
  3. Insista no Manowar.
    Mais uma vez, lindo texto. Voltei no tempo !

    Muito obrigado.

    Madrinho

    ResponderExcluir
  4. Que filha espetaculosa vc tem..

    E deixa ela gostar de rock/metal.. pelo menos ela tera senso critico e estimula a aprender ingles

    Agora, vc com cabelo emo ou bieber seria engraçado de ver, rs

    ResponderExcluir
  5. Tenho o CD dos dois: Bieber e Luan no carro... ainda sonho em salvar o gosto musical do meu filhote! rs

    ResponderExcluir