sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Defeito de Fabricação

Muitos bebês nascem com o mesmo defeitinho: o canal lacrimal obstruído. O local é perfeito para a proliferação de bactérias. Quando acordam, podem estar com um pouco de remela no canto dos olhos ou, em dias piores, com o olhinho grudado. Uma cuidadosa massagem diária costuma resolver o problema. Depois os bebês crescem e as partes daquele corpo minúsculo também, abrindo caminho para a solução.

Alice se livrou do defeito em apenas um dos olhos. Aos sete meses, o oftalmologista que consultamos recomendou uma sondagem. Ela fez. Saiu com o olho roxo, daqueles inchados de briga. A melhora foi passageira. Consultamos outro médico especialista e, poucos meses depois, resolvemos fazer de novo. O mesmo hospital, mais um olho roxo e algum sofrimento – como o procedimento foi mais demorado, o fiozinho de náilon ficou lá futucando o canal por mais tempo, a sedação foi mais forte. E não é nada fácil ver uma criança de pouco mais de um ano acordar grogue, meio bêbada.

Não melhorou. Demos um tempo.

Ela cresceu, acostumou-se a acordar com o olho grudado e nós com o algodão molhado na mão. Limpeza diária, massagem também e, quando o olhinho começava a ficar vermelho, Tobrex (mais tarde substituído por Biamotil).

Um dia ela acordou e chegou ao nosso quarto dizendo: mamãe, eu sou um pirata! Outro dia, um menino da escola disse que o olho dela era nojento porque tinha remela. Voltamos às consultas: nada o que fazer, ou esperar a criança crescer para quebrar o nariz, ou fazer uma dacriocistografia. O palavrão é um exame feito com contraste – para tentar descobrir exatamente o que há com o canal lacrimal da pequena (se obstruído de fato ou danificado por uma das sondagens). Difícil achar uma clínica que o faça em crianças porque têm que ser sedadas. Mesmo para as maiores, há restrições: não podem ser agitadas (!?).

Nenhuma opção no Rio. São Paulo, Curitiba... demos outro tempo.

Agora Alice faz a limpeza sozinha, mas mostra mais irritação quando acorda com o olho grudado. Por isso e porque também não aguentamos mais, marcamos nova consulta. E, hoje, ela veio com esta... O papo era sobre o presente do Papai Noel. Sem maiores explicações, ela trocou o Ryan por patins. Nane argumentou que não tem patins para os pezinhos dela e disse que conversaria com o velhinho. Ele conversa com você, mãe? Sim, ele conversa com as mães. Então pede pra ele falar com o Cristian pro meu olhinho ficar bom. O outro pedido foi para ele ficar com luz colorida de novo. Ela gosta do Cristo com a luz azul.

5 comentários:

  1. Amei e fiquei com lágrima no canto do olho. Força Alice, seu dia há-de chegar. xx Sandra

    ResponderExcluir
  2. Ahh Rodolpho não sei nem o que dizer... Mais uma vez estou eu aqui emocionada... Eu também vou pedir pro Papai Noel pro olhinho dela ficar bom... E tenho certeza que logo logo ficará!

    ResponderExcluir
  3. Deus ouve as preces das criancinhas!!!!
    Só nos resta agradecer!

    ResponderExcluir
  4. As crianças são mesmo incríveis, sempre nos surpreendendo... Quem sabe depois da nova consulta, o oftamologista não ganhe ares de bom velhinho?... E diz pra Alice que ela tem toda razão: o Cristo é muito mais bonito azul...

    ResponderExcluir
  5. Comovente! A inocência é uma coisa realmente maravilhosa!

    ResponderExcluir